Formatos de imagem

Olá novamente meus queridos seguidores! Como tem passado? 
Hoje vou vos dar a conhecer um pouco mais sobre os formatos de imagem 


Existem dois grandes grupos de formatos de imagens:

 As imagens bitmap: As imagens bitmap consiste num mapa de bits, estas são imagens pixelizadas ou seja, contem um conjunto de pontos (pixeis) contidos num quadro onde cada um desses pontos possui um ou mais valores que descrevem a cor. Este tipo de imagens são muito utilizadas  em fotografia e imagens criadas em programas de pintura.

As imagens vetoriais: Ao contrário das imagens bitmap, as imagens vetoriais são criadas em softwares de desenho, sendo que correspondem a representações de entidades geométricas tais como círculos, retângulos ou segmentos. Assim, as imagens vetoriais são criadas e produzidas quando há necessidade de aplicadas em vários tamanhos diferentes.





Técnicas de compressão de imagem:

Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela

descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;

 Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela

descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que

pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem

descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.



Formatos de imagem:



GIF 

O GIF é um formato de imagem com compressão em que é possível criar imagens em movimento que armazena 256 cores. Apesar de este possuir menos qualidade que os restantes formatos, isso não impede que o GIF seja amplamente utilizado, principalmente em redes sociais. 


BMP

O formato BMP é um formato bastante popular devido a Paint (programa de pintura do Windows).

Este trata-se de um um arquivo bitmap, ou seja, um arquivo de imagem gráfica que armazena os pixeis na forma de uma tabela de pontos.

Este é ainda o formato mais comum que até ao momento não possui nenhum algoritmo de compressão.


JPEG

Trata-se de um formato bastante utilizado para compressão de ficheiros. O formato JPEG é ainda ideal para trabalhar na Web, apesar de implicar perdas de qualidade de imagem. A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informação irrelevante , ou seja, basicamente este elimina cores semelhante não diferenciadas a olho nu.


PDF

Formato criado com o programa Adobre Acrobat, este é muito utilizado para converter e comprimir documentos de  e imagens  para leitura, bastando que o computador para quem for enviado estes documentos tenha instalado o Adoble Reader ou outro programa que permita a leitura  desse formato.


PNG

Consiste num formato de imagem digital utilizado para implementar elementos visuais em um site web. Além disso, este formato foi desenvolvido para superar as limitações de outros formatos, como o GIF, em aspetos com cores e licenciamento. Corresponde a um formato de compressão sem perdas.


TIFF

O formato TIFF é um antigo formato gráfico que permite armazenar imagens bitmap de grandes dimensões (mais de 4GB compactados), sem perda de qualidade. Assim, este é um formato composto por pixeis criado especialmente para imagens digitais que é um dos melhores em termos de qualidade para trabalhar em softwares de manipulação de imagem.




Assim termino a minha exposição, espero que tenham gostado😉😊

  

 Webgrafia:


https://www.infowester.com/imagens.php
https://blog.revendakwg.com.br/inspiracao-design/qual-a-diferenca-entre-bitmap-e-vetor/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea - Alteração de cor

Photopea - Seleção por contaste de cor e correção de uma seleção

Multimédia