Padrões de Codificação de Caracteres
Olá, já estavam com saudades ??
Hoje iniciamos uma nova subunidade o "texto" que se insere nos conceitos básicos de multimédia, neste sentido hoje vou falar-vos um pouco sobre os padrões de codificação de caracteres e sobre as tabela ASCII e Unicode.
Padrões de Codificação de Caracteres
Os padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres e um conjunto de números ou impulsos elétricos... Sendo o principal objetivo facilitar o armazenamento de texto em computador e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.
Para isso são utilizados vários conjuntos de caracteres, como por exemplo o código Morse que codifica letras do alfabeto latino e números em pulsos nervosos.
TABELA ASCII
A tabela ASCII ( American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código de Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) consiste numa tabela composta por vários caracteres entre os quais letras, números, símbolos...
Sendo que existem duas tabelas ASCII, a 8 bits que inclui 256 caracteres e a de 7 bits que inclui 128 caracteres.
UNICODE
UNICODE consiste num padrão que permite aos computadores representar e manipular de forma consistente, um conjunto de diagramas de códigos para referencia visual. Este foi criado para complementar a tabela ASCII, sendo que engloba uma grande diversidade de caracteres, cerca de 107 para ser mais preciso, um conjunto de diagramas de códigos para referencia visual, um conjunto de arquivos de computador com dados de referencia, ordenação alfabética... e uma metodologia para codificar um conjunto de codificações padrões de caracteres.
Sabiam da existência de sites que convertem imagens e palavras em códigos ASCII, eu já experimentei o site http://www.network-science.de/ascii/ (que converte palavras) e o site http://www.glassgiant.com/ascii/ ( que converte imagens). Experimentem também.
Fonte: Graffit
.
Comentários
Enviar um comentário