Multimédia
Olá!! Hoje trago-vos um tema muito interessante e atual, querem saber qual é? Dêem uma espreitadela.
Conceito de multimédia digital
Através da análise etimologia da palavra multimédia conclui-se que esta pode ser dividida em duas partes, “multi” que vem do latim multus que significa múltiplo ou numeroso e “média” que vem do latim media que significa meio. Assim a palavra multimédia significa múltiplos meios.
Pode-se definir multimédia como a utilização diversificada de meios (entre os quais imagens, vídeos, animações, áudios... ) entre um recetor e um emissor para propagação da mensagem.
Estes meios podem ser interativos (vídeos, áudios, animações) e/ou estáticos (textos, gráficos, imagens)
Sistemas multimédia interativos
Com a evolução tecnológica os sistemas de multimédia interativos estão cada vez mais presentes, principalmente em áreas como a educação, o comércio e em sites/aplicações como o youtube..
Este tipo de sistema ajuda muito já num só vídeos podemos ver várias imagens e ao mesmo tempo ouvir, ajudando assim a entreter, mas também a ensinar as crianças.
O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, logo ao vermos um vídeo (elemento interativo) estamos a ver um conjunto de vários elementos estáticos
Sistemas multimédia estáticos
O texto é muito provavelmente a forma mais utilizada para divulgar informação em diversos meios e formatos, este pode ser criado através de processadores de texto (ex: Microsoft Word) ou através de editores de texto (ex:bloco de notas).
A imagem pode ser obtida através de programas adequados de computadores ou de capturas digitais.
Os sistemas multimédia apresentam algumas características,
1-estes têm de ser manipulados por computadores ou outros dispositivos digitais, o que implica à partida a existência de pelo menos um computador
2-estes são integrados, ou seja, utilizam o menor número de dispositivos diferentes possível
3- a informação que eles manuseiam tem de ser representada digitalmente,
4- a interface com o usuário deve ser interativa, o que significa que o utilizador possui uma certa forma de controlo sobre o que se está a passar, ao contrário do que acontece quando se vê um filme no cinema.
Realidade virtual
Desde que a televisão apareceu, o seu objetivo tem sido criar uma experiência cada vez mais imersiva para o utilizador. Depois de se adicionar cor, o progresso tem principalmente tomado a forma de ecrãs cada vez maiores, que ocupam progressivamente mais o campo de visão do utilizador, fazendo-o esquecer o ambiente que o rodeia. Esta evolução termina com a Realidade Virtual.
A realidade virtual permite ao utilizador sentir-se num ambiente de certo modo imaginário, já que na verdade este ambiente não existe na realidade, sendo gerado em computador. Através do uso de alguns utensílios como os capacetes de visão e as luvas de dados é possível ter a sensação que estamos num local onde na realidade não nos encontramos, isso acontece muito nos videojogos onde sentimos ser nós próprios as personagens daquele jogos. E embora a realidade virtual pareça algo extremamente recente esta já existe desde meados da década de 50.
A realidade virtual pode ser considerada imersiva(sensação de inclusão) ou não imersiva.
Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Um exemplo de RA que fez muito sucesso no mundo é o "Pokémon Go", este jogo mostra as personagens virtuais que devem ser capturados no espaço em que o utilizador está a jogar. É como se as criaturas estivessem, de fato, dentro do ambiente. Isso significa que a realidade aumentada proporciona uma nova visão do espaço físico, criada através de uma combinação com o mundo virtual.
Realidade imersiva
A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada por um utilizador em meio virtual, esta é uma tecnologia a partir da qual é criado um ambiente virtual no qual os sentidos humanos são simulados, de modo que a interação entre o utilizador e esse ambiente se aproxima de uma atividade no mundo real Daí o nome realidade imersiva pois sentimo-nos como se estivéssemos imersos no ambiente virtual.
Realidade não imersiva
Ao contrário da realidade imersiva, a realidade não imersiva consiste na sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente parte do ambiente. A visualização de imagens tridimensionais através de um monitor com auxílio do rato, do teclado, do comando da playstation… é que permite a interação com o ambiente virtual.
Deep fake
Se calhar alguns de vocês não conhecem esta palavra, mas provavelmente quando souberem no que ela consiste vão facilmente reconhecer de que se trata.
A deep fake é uma tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra num vídeo, esta ferramenta de edição de vídeos tem sido uma gigante dor de cabeça, principalmente para celebridades já que estas aparecem em vídeos menos bonitos dos quais não fizeram parte.
Para realizar uma deep fake basta reconhecer o modelo do rosto da pessoa que se quer colocar no vídeo, digamos que a vítima e fazer uma representação gráfica das diversas partes do corpo e fazer a sobreposição. O software é capaz de ajustar a movimentação do vídeo original ao novo rosto e incluindo expressões faciais e movimentos labiais…
Fake news
As fake news também conhecidas como notícias falsas, basicamente são notícias falsas que são divulgadas nos meios digitais como sendo verdadeiras. As fake news são muito frequentes nas redes sociais e diversos sites.
Os autores das fake news crias estas com vários intuitos como atrair acessos aos sites e com isto faturar com a publicação digital, criar boatos através de disseminação de ódio e mentiras prejudicando assim celebridades, empresas.. Existem grupos específicos cujo seu trabalho é espalhar boatos, mas este trabalho é um crime e por esse motivo deveria haver julgamentos apesar de nem sempre isso acontecer já que não é fácil encontrar as empresas e as pessoas que criam essas notícias, pois estas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público. E a partir do momento que estas notícias falsas se encontrar na internet facilmente chegam a todo o mundo através de partilhas, e cada vez fazem parecer esta notícia mais verdadeira. As fake news também são uma ameaça a democracia, já que muitas vezes são publicadas noticias falsas que prejudicam os processos eleitorais e que difamam presidentes e outros membros do governo.
Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples a mais descabida pode causar problemas grave, isso exemplo disso aconteceu em 2014, através de um boato nas redes sociais que causou a morte de uma mulher.
Desinformação
A desinformação consiste na utilização de técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimizando a sua importância ou modificando o seu sentido. Existem muitas notícias a circular na internet que são falsas, mas existem formas que nos ajudam a verificar a veracidade destas, como a verificação da data de publicação, a comparação com outros sites, leitura completa da notícia e não apenas do título...
Em situações de pandemia como o caso do covid-19, somos sobrecarregados com noticias a todo o segundo e perante tanta informação ao mesmo tempo não sabemos o que pensar sabemos se tudo o que estamos a ler é verdade e por isso devemos seguir os seguintes passos descritos neste vídeo.
Webgrafia:
https://gizmodo.uol.com.br/videos-deepfake-melhorando/
https://multimediaparatotos.blogs.sapo.pt/681.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
https://www.iberdrola.com/inovacao/realidade-virtual
http://eslcinteratividade.weebly.com/realidade-imersiva-e-natildeo-imersiva.html
https://tecnoblog.net/264153/o-que-e-deep-fake-e-porque-voce-deveria-se-preocupar-com-isso/
https://fia.com.br/blog/realidade-imersiva/
https://pt.unesco.org/news/desinformacao-uma-arma-secreta-em-tempos-pandemia
https://www.bbc.com/portuguese/geral-45967195
Comentários
Enviar um comentário